Turismo x Ecoturismo no Nordeste: tem diferença? 

Não há nada melhor que viajar, conhecer novos lugares e aproveitar as férias, concorda? No entanto, ao programar uma viagem, é natural que comecemos a imaginar o lugar, as pessoas que conhecemos pelo caminho, a troca cultural, a gastronomia, além das atividades disponíveis. Mas o que muitos não sabem, é que para combinar e viver tudo isso, às vezes, é preciso ir além do simples “turismo” e apostar no ecoturismo. 

Agora você pára e pensa: eita, não é tudo uma coisa só? Não, não é, por isso mesmo que vamos te explicar as características de cada um deles, sobretudo do ecoturismo no Nordeste, que é o foco do nosso blog de hoje! Preparado? Então, bora do início: 

Turismo 

Ao pé da letra e com base no dicionário, a palavra turismo significa “ação ou efeito de viajar”. Então, entendemos como visitar outras localidades que não a de moradia habitual, por um determinado período de tempo, para fins de lazer, cultura, entretenimento e etc. 

O turismo é a maneira “tradicional” de viagem, que nada mais é que o ato de se deslocar até um lugar diferente e descobrir novas paisagens, experiências e pontos turísticos. 

Neste modelo, as pessoas ficam em hotéis normais, aprendem sobre o lugar e visitam monumentos históricos, por exemplo, mas não possuem uma participação ativa com o local. Ou seja, não há, de fato, uma interação. 

Portanto, entende-se que é uma base para outras modalidades, como a do ecoturismo, da qual falaremos abaixo. 

Ecoturismo 

Agora sim, entramos no “x” da questão. A palavra “ecoturismo” está diretamente ligada ao respeito, ao equilíbrio e à preservação do meio ambiente, já que sua prática leva ao apoio da educação ambiental e ecológica. 

Neste modelo de viagem, o turista irá, na maioria das vezes, para destinos em meio à natureza para fazer trilhas ecológicas, mergulhar, observar a fauna e flora, formações geológicas, cachoeiras, cavernas e muito mais. Ou seja, uma vibe bem mais tranquila. 

Ainda, o ecoturismo é uma atividade que tem como princípios a conservação do patrimônio natural e cultural, além do fortalecimento das comunidades locais. Sendo assim, ao mesmo tempo que o viajante tem um contato direto com a natureza, também garante uma experiência consciente de tudo o que está inserido nela. E engana-se quem pensa que ele se limita apenas às atividades de lazer, porque também é uma atividade que foca no benefício coletivo. 

Ao mesmo tempo que gera uma experiência transformadora, também proporciona ao turista um aprendizado de toda a parte ambiental por trás do lugar visitado. 

É uma modalidade que surgiu como um turismo alternativo, em que os amantes da natureza que querem ficar mais afastados das civilizações procuram por lugares naturais e ricos em biodiversidade. Aqui sim há interação, e muita, viu? 

Como é feita a prática do ecoturismo no Nordeste? 

Agora vamos falar do nosso paraíso para a prática de ecoturismo: Nordeste. O turismo ecológico na região acontece de maneira completamente sustentável, afinal, incentiva a conservação e a consciência ambientalista. 

Basta o viajante escolher o destino e aproveitar ao máximo tudo o que a natureza oferece. Ainda, não podemos nos esquecer das atividades, as quais envolvem cenários exuberantes e levam o conceito da educação e sustentabilidade. Para vivenciar novas experiências, sempre há um cantinho para chamar de seu! 

No Nordeste, ao mesmo tempo que o viajante pode observar as maravilhas da flora local, mergulhar em águas cristalinas e curtir a brisa leve, também aprende sobre a importância do ecossistema da região escolhida. Algumas das atividades práticas que o viajante pode experimentar, são: 

  • Cachoeirismo;
  • Mergulho;
  • Trekking;
  • Voo livre;
  • Rapel;
  • Canoagem;
  • Boia cross e muito mais!  

Alguns dos melhores destinos para se aventurar no ecoturismo 

Depois dessa aula sobre as diferenças do turismo tradicional e ecológico, chegou o momento de destacarmos alguns dos melhores destinos do Nordeste para você curtir, né? Olha só: 

Fortaleza 

Além de ser um dos destinos mais famosos do Brasil, Fortaleza desponta como uma das melhores cidades para a prática de ecoturismo. E quem opta por dar um pulinho em Jericoacoara, nunca se decepciona. 

Jeri é uma vila localizada a 300 km de Fortaleza, na cidade de Jijoca, que reserva inúmeras belezas naturais, as quais entregam experiências sustentáveis incríveis. 

Piauí 

A região chama muita atenção quando o assunto é ecoturismo no Nordeste, pois é repleta de passeios naturais em meio a paisagens deslumbrantes. Ainda, o estado esconde encantos inigualáveis e ainda pouco explorados. Portanto, é totalmente possível encontrar uma natureza praticamente intocada. 

No litoral, apesar de ser o menor do Brasil, com apenas 66 km de extensão, o combo de maravilhas é inesgotável e surpreendente! 

Maranhão 

Queridinho dos turistas pelo simples fato de ser lar dos Lençóis Maranhenses, o estado é uma ótima escolha para fugir da rotina agitada e abraçar o sossego. 

O local é calmo e destaca-se pelas suas lagoas azuis e grandes dunas de areias branquinhas. Então, para quem busca um cantinho relax para se jogar no ecoturismo, o Maranhão é o que há! 

Delta do Parnaíba 

Localizado entre o Piauí e o Maranhão, ele é o único delta das Américas, sabia? Pois é! 

São tantas atividades ecoturísticas que podem ser feitas por aqui que é meramente impossível citar todas, mais vale você conferir ao vivo mesmo. Dessa forma, você vai conferir todo seu ecossistema, além é claro, de descansar em suas praias enquanto toma um refresco. 

No Delta, além de você se desligar do mundo, também vivencia diversas experiências de uma vez só. 

Preparado para conferir tudo isso? Vem com a Nordestrip! 

Temos certeza que você ficou com uma pontinha de vontade de mergulhar no ecoturismo. Então, que tal deixar a gente te ajudar a realizar esse sonho? 

Todos os destinos que citamos fazem parte da Rota das Emoções, um dos circuitos mais completos e apaixonantes do Brasil. E nós vamos te provar o quanto ela é única! 

Portanto, se deseja passar alguns dias em off, não pense duas vezes: entre em contato conosco e confira nossos roteiros disponíveis para desfrutar do ecoturismo no Nordeste! 

Vamos te provar o quanto a rota é única e especial. Partiu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *