No atual cenário que vivemos, praticar o turismo sustentável surge como uma poderosa iniciativa de prevenção e incentivo. Pois ao mesmo tempo que o respeito à natureza e ao ecossistema deve ser visto como prioridade, também é um item que precisa ser colocado em prática.
O sonho de se tornar um cidadão do mundo deve vir sempre acompanhado do dever de enxergar cada lugar como uma extensão do seu próprio lar. Pois estar longe do cantinho que chamamos de casa, não nos torna menos responsáveis pelo ambiente onde estamos. Afinal, todo lugar é parte do mesmo mundo, mundo este que todos nós compartilhamos!
Sendo assim, é justamente por este motivo que precisamos, acima de tudo, discutir sobre o turismo sustentável. Mas além de debatermos sobre tudo o que ele engloba, ao longo deste artigo também vamos te mostrar algumas práticas que podemos adotar para minimizar os impactos na natureza.
O que é o turismo sustentável?
Certamente que quando você pensa em sustentabilidade vem à sua mente o respeito à natureza e ações ecologicamente corretas, acertamos? Pois bem: é isso, mas não só isso. Sustentabilidade também diz respeito à forma como tratamos as pessoas, bem como a cultura e os hábitos locais de uma região.
Por isso, quando falamos em turismo sustentável, estamos falando sobre os impactos não só ambientais, mas também sociais e econômicos que as práticas turísticas exercem. E só para te deixar por dentro, elas representam cerca de 10% de toda a atividade econômica do mundo!
Na prática turística massificada, por exemplo, a dinâmica dos destinos, variedade gastronômica e horários comerciais seguem as demandas dos turistas, e não as necessidades do povo local. Em contrapartida, no turismo sustentável é o turista que se adapta ao local, consome os produtos típicos da região e opta por uma hospedagem que preza e faz a gestão adequada dos resíduos.
Sendo assim, fica claro que não só o turismo deve respeitar esses aspectos, como também deve contribuir de forma direta e assídua com a regeneração e preservação dos ambientes naturais e culturais de cada lugar!
Existem 4 pilares que formam o turismo sustentável, são eles: redução de impactos socioeconômicos, redução de impactos culturais, redução de impactos ambientais e investimento em administração responsável. Então, para que todos sejam respeitados e colocados em prática, tanto os que promovem o turismo quanto os que desfrutam dele precisam estar na mesma sintonia.
Como podemos minimizar os impactos na natureza?
Em primeiro lugar, devemos deixar claro que para o viajante, a melhor maneira de praticar o turismo sustentável é por meio da pesquisa. Pois com o conhecimento é que conseguimos rever nossos hábitos e trabalhar na melhoria como um todo.
Mas como a nossa ideia é te apresentar as possibilidades de aproveitar o seu destino sem dar margem para o turismo predatório, listamos algumas medidas para você colocar em prática em suas viagens.
Respeite a cultura e as comunidades locais
Mais do que conhecer um destino com todas as suas belezas, é ter o prazer de conhecer as pessoas que moram lá. Sendo assim, respeite sempre a cultura regional, busque conhecer as diferenças e ouvir as histórias dos que fazem do lugar visitado ser o que ele é.
Lembre-se que a diversidade cultural é uma via de mão dupla, pois assim como em dado momento você é o forasteiro que precisa se adequar aos costumes locais, em outras situações você pode ser o local recebendo estrangeiros que também estranham muitos elementos da sua cultura.
Priorize produtos e serviços locais
Prefira consumir de lojas e restaurantes que são gerenciados por pessoas que residem no destino e que utilizam insumos da região. Apoiar o comércio local é um gesto de incentivo.
Sabemos que muitos comerciantes possuem uma forte clientela por estarem há muito tempo no mercado e/ou contarem com uma localização privilegiada, no entanto, também é importante dar oportunidade para tantos outros que estão começando. Para eles, construir uma clientela ainda é um desafio, por isso, apoiá-los faz toda a diferença!
Não deixe nada no caminho
O turismo sustentável acumula toneladas de detritos em cidades, reservas e áreas naturais, contribuindo para o grave quadro de desequilíbrio da natureza. Portanto, atente-se aos resíduos que você gera quando visita um local, afinal, eles são de sua responsabilidade! Lugar de lixo é no lixo!
Além disso, busque ao máximo manter o ecossistema local preservado. Não colete conchas ou arranque flores e plantas, pois a melhor recordação que você pode ter é uma linda foto, além de boas histórias para contar, não é mesmo?
O turismo sustentável pede uma mala na medida certa
Na hora de montar a sua bagagem, seja seletivo e versátil. Você não precisa levar sua casa inteira para a viagem, então, opte pelas roupas que combinem facilmente entre si e que sirvam para diversas situações.
Além de facilitar o deslocamento, você ajuda a diminuir os gastos com transporte e energia, ok?
Nada de desperdiçar água ou energia
Seja no hotel, na pousada ou em qualquer outro local que você estiver hospedado, lembre-se de que a água é um bem precioso e de que a geração de energia impacta diretamente no meio ambiente. Então, ao sair do ambiente, não esqueça de apagar a luz e/ou desligar o ar-condicionado, tirar os equipamentos da tomada e verificar se as torneiras estão bem fechadas.
Compartilhe oportunidades!
Sim, caro leitor e viajante. Compartilhar é uma excelente maneira de aproximar pessoas, reduzir custos da viagem e, inclusive, preservar o meio ambiente.
Quer um exemplo? Olha só: um grupo de quatro pessoas podem alugar um carro para cada, dessa forma, serão três carros a mais no trânsito e, consequentemente, aumentando o congestionamento e contribuindo para a emissão de gases poluentes. Por outro lado, se essas quatro pessoas se juntarem e alugarem um único carro, o aluguel sai mais barato e todos os problemas que citamos são amenizados!
Pratique o turismo sustentável pelo Nordeste
Agora que você viu como a sustentabilidade está em tudo, que tal colocar todas essas dicas em prática em uma viagem incrível pelo Nordeste?
Nós, da Nordestrip, temos tudo o que você precisa para desbravar a Rota das Emoções com pacotes completos em Jeri, Delta e nos Lençóis Maranhenses. Além de focarmos no turismo responsável e sustentável, também transformamos o seu sonho de viagem numa experiência inesquecível.
Vamos te mostrar o quão importante é encarar a correnteza do rio como uma extensão do seu chuveiro, da areia da praia como uma parte do seu quintal e das árvores um cantinho especial do seu jardim.
Então, preparado para experimentar tudo isso? Fale conosco e planeje a sua trip!