Revoada dos Guarás: um fenômeno da natureza no Delta do Parnaíba

Dentre tantas belezas que só existem no Piauí, a revoada dos guarás é de longe uma das mais espetaculares. Não à toa é um dos passeios mais impressionantes do Delta do Parnaíba!

Certamente você deve estar se perguntando no que consiste esse espetáculo, onde e como apreciá-lo, né? Então, para te ajudar a contemplar essa atração na sua próxima viagem, separamos tudo o que você precisa saber sobre este fenômeno da natureza.

Ao fim da leitura, não esqueça de comentar o que você achou do conteúdo e compartilhar com seus amigos! Bora lá.

Primeiramente: o que é o Delta do rio Parnaíba?

Antes de explicarmos o que é a revoada dos guarás, vamos entender o que é o Delta do rio Parnaíba. Afinal, é o local onde você poderá apreciar este momento único!

O Delta é um termo geográfico utilizado para indicar a foz de um rio que se divide em vários braços, formando um triângulo como a letra grega delta (Δ). Já o Parnaíba é o maior rio do Nordeste, que se estende por mais de 1.400 km e divide os estados do Piauí e Maranhão. Ou seja, é onde podemos contemplar o encontro do rio com o mar!

O rio Parnaíba se abre em 5 braços com 73 ilhas, e sua foz em delta é a terceira maior do mundo, ficando atrás somente do Rio Nilo, no Egito, e do Rio Mekong, no Vietnã. De fato, ele é uma das maiores riquezas do nosso Brasil.

O Delta faz parte do circuito mais completo que temos em nossas terras: a Rota das Emoções, o roteiro turístico que compreende os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, um tour magnífico pelo nordeste brasileiro!

Agora sim: a revoada dos guarás

A revoada dos guarás é um dos fenômenos naturais mais deslumbrantes do Brasil, que ocorre na Ilha dos Guarás, no coração do Delta do Parnaíba.

É o momento do retorno das aves para a ilha, o qual acontece diariamente na ilha. Os pássaros sobrevoam o rio e nos entregam um momento poético e emocionante.

Ao mesmo tempo que as paisagens nos garantem um cenário exuberante, quando o céu se tinge de vermelho, temos um visual ainda mais encantador. À medida que o sol vai baixando, a cor das penas dos guarás em contraste com o horizonte nos fascinam!

Ah, e uma curiosidade que não podemos deixar de te contar… Os guarás possuem as penas avermelhadas por conta da alimentação, rica em caranguejos! Esses crustáceos têm uma substância rica em caroteno, por isso, a coloração das penas vai se intensificando conforme a idade dos pássaros.

Onde garantir o passeio da revoada dos guarás?

Em direção à Barra do Caju, no Delta do Parnaíba! Ela se encontra entre o Maranhão e o Piauí, a 50 km de Parnaíba. Além de ser considerada uma das barras mais belas do Delta, é também a mais preservada e a terceira maior da região.

Por lá encontramos 5 ecossistemas em perfeita sintonia: mangues, dunas, matas, campos e alagados de água salgada. Um combo de maravilhas naturais bonito que só! A propriedade, inclusive, foi declarada como uma “área de conservação da natureza”, devido à sua biodiversidade e aspecto paisagístico impecável.

É um dos poucos lugares em que podemos ter uma visão ampla da fauna e da flora do país. Além disso, você também pode conferir uma série de espécies de animais silvestres, como pica-paus, tartarugas marinhas, gatos-maracajás e jacarés-de-papo-amarelo.

Como funciona o passeio da revoada dos guarás?

Você tem duas opções de saída: de Parnaíba ou Barra Grande.

A saída de Parnaíba ocorre do Porto de Tatus, em lancha rápida, pelo labirinto de ilhas do Delta rumo à Barra do Caju e à Ilha dos Guarás. O tour conta ainda com uma parada no Morro do Meio, para uma caminhada sobre as gigantescas dunas da Barra do Caju. Além disso, você também pode garantir um mergulho refrescante nas águas do rio Parnaíba!

Após contemplar a revoada dos guarás, os viajantes retornam ao Porto de Tatus. O passeio tem duração de aproximadamente 3h.

Já no roteiro com saída também de Barra Grande, o passeio também se inicia no Porto de Tatus e é percorrido por lancha rápida, a diferença é que o circuito dura cerca de 6h!

Dicas preciosas para o seu passeio

O clima quente e semiúmido do Delta requer alguns cuidados básicos por parte dos viajantes, já que é raro o dia em que o sol se esconde e não dá as caras. Por isso, não esqueça de:

  • Levar chapéu/boné e óculos escuros;
  • Separar uma toalha de banho para se enxugar, caso queira mergulhar nas águas do Delta;
  • Optar por roupas leves e não esquecer o traje de banho;
  • Reservar o seu passeio com antecedência;
  • Liberar a memória do seu celular, pois você garantirá muitos registros fotográficos incríveis!

Confira a Revoada dos Guarás com a Nordestrip!

Agora que você já sabe o que é, onde conferir e como funciona o passeio da revoada dos guarás, só falta garantir a sua viagem rumo ao Delta e apreciar esse momento ao vivo e a cores!

Nós, da Nordestrip, somos uma agência de turismo e aventura especializada na Rota das Emoções, com diversos roteiros e passeios para você reunir a família e curtir todas as maravilhas do nordeste brasileiro.

Então, não perca tempo. Fale conosco e planeje sua trip!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *