Viagem em família:
saiba como se organizar

Seja ela longa ou curta, num destino próximo ou longínquo, uma viagem é sempre muito bem-vinda. Mas vamos ser sinceros… Não existe nada melhor do que uma viagem em família, concorda?

Temos um mundo inteirinho para explorar, desde as praias cinematográficas de Jericoacoara e dunas do Delta do Parnaíba, até as lagoas de águas cristalinas dos Lençóis Maranhenses. Apreciar sozinho tudo o que o nosso globo oferece é, de longe, uma experiência e tanto.

Apesar disso, quando estamos na companhia das pessoas que amamos, os momentos que compartilhamos, bem como os sorrisos que damos ficam eternizados em nossa memória.

Embora uma viagem em família nos desperte as mais agradáveis sensações e felicidades, planejá-la não é uma tarefa fácil. Isso porque, há uma série de precauções e cuidados que precisam ser levados em consideração antes de colocar o pé na estrada.

Por isso, nós separamos algumas dicas essenciais para que a sua aventura seja impecável do início ao fim. Então, corre pegar seu bloco de notas para não esquecer de nenhum detalhe ao longo do caminho. Boa leitura!

 

Defina o orçamento

Em primeiro lugar, pense da seguinte maneira: viagem não é um gasto, mas sim um investimento! Do mesmo modo que você trabalha para pagar seus boletos, também trabalha para viajar e cuidar do seu bem-estar, né? Mas é claro que tudo o que envolve dinheiro deve ser pensado nos mínimos detalhes, tanto para eliminar os gastos desnecessários quanto para abraçar as oportunidades que surgem durante o planejamento.

Portanto, é essencial que você crie um orçamento com uma previsão do quanto será necessário para que a viagem, de fato, aconteça. A partir disso, comece um projeto de “economia” até a partida. Temos certeza que, com tudo alinhado, sua aventura será perfeita!

Envolva a galera

Em todas as etapas, desde o planejamento, até a compra de passagens aéreas, transfers e serviços de hospedagem, fale com todos os integrantes que participarão da viagem.

Já é meio autoexplicativo, mas o óbvio tem que ser dito. O foco é envolver a família inteira, afinal, a viagem é de todos, não é mesmo? Então, não queira fazer tudo sozinho! Busque delegar as tarefas e distribuir as responsabilidades, como por exemplo: o tio traça a rota do aeroporto até o hotel, a prima fica responsável pelas passagens, o filho será o fotógrafo oficial da viagem e por aí vai…

Todos querem fazer parte de algo, então, cada um terá uma função na viagem em família.

Planeje com antecedência

Quanto mais você trabalha no “antes”, mais poderá curtir o “durante”. Essa antecedência requer um pouco de estratégia, pois tudo vai depender do destino e duração da sua viagem.

Certamente o destino será o primeiro a ser escolhido, pois é a partir dele que os outros itens indispensáveis serão garantidos. Então, aqui vai uma dica: o interessante é planejar a viagem, no mínimo, seis meses antes. Isso porque, reunir a documentação necessária, garantir o seguro-viagem, fechar o hotel e etc. leva tempo!

Inclusive, a principal vantagem de um planejamento antecipado é a economia. Afinal, todos sabemos que as passagens são mais em conta, você tem a possibilidade de conseguir um desconto na hospedagem e não corre o risco de ultrapassar o teto de gastos. Supimpa, né? 

Esteja preparado para os imprevistos

É aquela velha história… “Melhor prevenir do que remediar”. Este tópico vem de encontro com o de cima, pois também entra na antecipação do planejamento! 

Sabemos que ninguém está isento de imprevistos, mas saiba que eles podem ser facilmente evitados. Portanto, para que a sua viagem em família não resulte numa dor de cabeça sem fim, tire um tempo para pensar em situações que poderiam levar a sua viagem por “água abaixo”. 

Por exemplo: o destino escolhido exige vacina específica? É necessário apresentar o comprovante vacinal contra a covid-19? Precisa de algum documento adicional?

Você deve pensar em tudo isso se quer evitar passar pelos desagradáveis perrengues!

Atenção na escolha da hospedagem

Aqui é preciso ativar o modo pesquisador que há dentro de você, afinal, a hospedagem é um dos itens imprescindíveis numa viagem e que faz toda a diferença na experiência aventureira. 

Embora muitas pessoas pensem que hotel, resort e pousada sejam a mesma coisa, as características de cada modalidade são bem diferentes. Nesse sentido, é de extrema importância estar atento no que todas elas oferecem e se os serviços atendem às necessidades da família. 

Se no grupo há crianças, que tal um resort all inclusive com uma programação recheada de atividades? Agora, se a intenção é explorar o destino por completo e só voltar à noite para dormir, que tal um hotel aconchegante com um ótimo serviço de quarto?

Por isso, antes de confirmar a reserva, não hesite em comparar os custos com os serviços oferecidos e pedir a opinião de todos os integrantes da família sobre o lugar.

Monte um roteiro que agrade a todos

Não é só porque você gosta de um tour cultural que todos compartilham do mesmo interesse, então, o roteiro deve ser diversificado. 

Outro ponto a ser analisado é em relação aos passeios, bem como a modalidade das atividades. Antes de mais nada, promova uma reunião com a galera, num almoço de domingo, talvez? Dessa forma, cada um expõe suas preferências e fica muito mais fácil de elaborar um itinerário completo!

Para te ajudar nessa missão, aqui vai uma dica valiosa: liste os pontos turísticos imperdíveis. Em seguida, trace-os conforme as proximidades para otimizar o tempo entre um lugar e outro. Depois, faça uma seleção das opções de atividades locais e apresente a todos. Cada um vai querer incluir algo – pois isso sempre acontece -, e se achar pertinente, faça uma votação.

Faça um checklist da sua viagem em família

 

Com tudo alinhado, passagens compradas, hospedagem garantida e passeios definidos, é hora de passar aquele pente fino! 

O que você, obviamente, não quer que aconteça, é chegar no destino e ter esquecido de alguma coisa. Acertamos? 

Então, escreva absolutamente tudo, desde os documentos necessários até o que será levado na bagagem. Esta etapa é meio cansativa, mas você vai nos agradecer por tê-la concluído, até porque, de acordo com o ditado popular: a pressa é inimiga da perfeição.

Mas pra quê esquentar a cabeça se você tem a Nordestrip?

Nós demos inúmeras dicas para uma viagem em família de sucesso. Entretanto, se você não tem tempo ou até mesmo disposição para traçar um planejamento, não precisa se preocupar, pois nós cuidamos de tudo isso.

A NordesTrip é uma agência de viagens que atua no paraíso nordestino mais espetacular do Brasil: na Rota das Emoções! Com a gente você tem profissionais experientes e qualificados para desbravar as maravilhas de Jericoacoara, dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba! 

Temos diversos pacotes para você e sua família se divertirem entre dunas, lagoas e muuitas praias paradisíacas! Afinal, quem não gosta de sol, mar e tranquilidade, né? 


Nossa equipe está à sua disposição para planejar sua viagem em família, entre em contato e
solicite um orçamento.

1 comentário em “Viagem em família: saiba como se organizar”

  1. Pingback: Viagem em família: saiba como se organizar - Nordestrip

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *